Trekking Solidário ao Everest com Karina Oliani

Trekking Solidário ao Everest

O Everest sempre foi um sonho. Mas só após 2010, quando trabalhei como médica por 4 meses entre Nepal e Tibet, minha vontade aumentou e esse sonho virou um objetivo de vida!

Minha ficha foi cair mesmo quando, da janela do avião, próximo a sobrevoar Kathmandu., olhei pro lado e vi algumas montanhas mais altas que eu! Imensas, poderosas, imponentes: a Cordilheira do Himalaia, a mais alta cadeia montanhosa do mundo. Ali me dei conta que ia mesmo escalar os 8.848 metros do Everest. O sonho estava prestes a se tornar realidade, mas ainda tinham muitos desafios intensos pela frente.

Q1A3645-2

Fazia três anos que me preparava para isso, mais uma vida inteira de aventuras e expedições. Me sentia pronta. Porém, isso não impedia os receios e pensamentos do que poderia acontecer ali. As possibilidades eram infinitas, mas em primeiro lugar eu queria voltar viva e depois claro, com a minha missão cumprida.

Chegar ao cume de qualquer montanha faz com que toda sua vida passe diante dos seus olhos. Não tinha como me sentir mais próxima do céu e de Deus como ali. A gratidão, a conexão com a natureza e o sentimento de conquista transbordam de uma maneira intensa e inesquecível até hoje.

Trekking Solidário ao Everest com Karina Oliani
Em 2013: Com meu amigo Pemba Sherpa no Cume do Everest.

Só o que eu não imaginava, é que um Everest maior do que eu havia escalado em 2013 estava por vir…
Dois anos depois, voltei para o Nepal para mais uma difícil missão: atender as vítimas do terremoto mais fatal da história desse país. Foram mais de 8.500 mortos e centenas de prédios, casas, templos e monumentos destruídos… Era muito difícil de acreditar que aquele mesmo lugar que me proporcionou tantas alegrias e vitórias enchia o meu coração de tristeza e devastação.

Trekking Solidário ao Everest com Karina Oliani
Em 2015: Com meu amigo Pemba Sherpa no meio dos destroços causados pelo terremoto.

Ver tudo aquilo de perto só me fez querer ajudar ainda mais essas pessoas que tanto me ajudaram. Foi daí que surgiu o Dharma Project. Um projeto meu e do meu amigo Andrei Polessi que visava arrecadar dinheiro com a venda de um photobook para a construção de uma escola para as crianças que ficaram órfãs por conta dos tremores.

Trekking Solidário ao Everest com Karina Oliani

Hoje vejo que o sonho de escalar o Everest fica pequeno comparado à necessidade que sinto em ajudar esse povo tão resiliente, humilde e lindo.

Trekking Solidário ao Everest com Karina Oliani

Este ano o meu Everest será ainda maior do que o de 2013 e o de 2015. Desta vez, voltarei para um dos trekkings mais encantadores do mundo, mesmo já o tendo feito mais ou menos umas 10 vezes na vida, será ainda mais emocionante e especial porque vou ter a oportunidade de conhecer a escola que construímos para as crianças de Patle. Lembram do sentimento de conquista que falei a pouco sobre ter chego ao cume do Everest?! Pois bem… Esqueçam ele naquele momento. Ele definitivamente aparece aqui, ajudando o próximo!

Trekking Solidário ao Everest com Karina Oliani

E o mais legal de tudo isso é que qualquer pessoa poderá embarcar nessa viagem junto comigo agora em abril. Em parceria com o Gente de Montanha e ao lado de amigos queridos como o Maximo Kausch e Andrei Polessi iremos até o acampamento base do Everest. Serão 140km (ida e volta) de caminhada em meio a paisagens incríveis, conhecendo a cultura dos himalaias e a cada passo que dermos, sabemos que estamos juntos ajudando a reconstruir o Nepal, esse país que agora luta para se reerguer.

Trekking Solidário ao Everest com Karina Oliani
Nosso fotógrafo sendo fotografado por mim ao se aproximar de Pheriche.

Todo o lucro arrecado com o trekking será revertido para os projetos Dharma Project e Mount Everest Foundation.

Para maiores informações, acesse: http://www.gentedemontanha.com/trekking/trekking-solidario-everest-2017/

Trekking Solidário ao Everest com Karina Oliani

Te espero em Kathmandu!

 

AGRADECIMENTOS:

Gente de Montanha (http://www.gentedemontanha.com/)

Dharma Project (http://www.dharmaproject.com.br/)

About the Author

By Karina / Administrator on fev 14, 2017

No Comments

Leave a Reply