“Para frente e para o alto! Montanha!”

Tive a honra de ser convidada pelo Coronel Kanaan a visitar o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11 BI Mth) do Exército Brasileiro, especializado em combate e operações especiais em ambientes de montanha.

Para quem não sabe, o 11º BI Mth aprimora o desenvolvimento de técnicas especiais de escalada em rocha e transposição de obstáculos montanheses e utiliza-se de equipamentos e armamentos específicos neste cenário de operações. Ao longo dos anos, se consolidou como uma das tropas de elite do Exército do nosso país e hoje, disponibiliza cursos e estágios para todos os candidatos interessados.

Karina Oliani - 11º Batalhão de Infantaria de Montanha

Ao chegar em São João del-Rei/MG, fui surpreendida com uma linda apresentação da banda do Batalhão tocando a música de abertura do Esporte Espetacular, onde atualmente tenho o quadro “Aventuras Urbanas”. Foi de arrepiar!!! E como se não bastasse, ainda tocaram mais 3 das minhas músicas preferidas, incluindo Kid Abelha…

Karina Oliani

No mesmo dia, aproveitei para conhecer as instalações do centro de instrução de operações em montanhas. Mas não foi uma visita qualquer, acompanhada do próprio Coronel Kanaan, tive uma aula de história e de heroísmo na visita ao Museu de Montanhismo Militar e da FEB. É inacreditável ver todas aquelas armas, uniformes, objetos que foram utilizados pelos soldados brasileiros que foram pra guerra. As histórias são impressionantes e, acredito que uma enorme parte da população desconheça completamente esses feitos e heróis que um dia já foram tão importantes e reconhecidos mundialmente.

Karina Oliani - 11º Batalhão de Infantaria de Montanha

Karina Oliani - 11º Batalhão de Infantaria de Montanha

Vi a famosa pista de cordas e não me segurei: tive que subir uma!!! Mas nem todos os obstáculos pareciam possíveis.

De alta exigência física, a pista de pentatlo militar parece algo inalcançável! Então é óbvio que na manhã seguinte, às 5:50h da manhã eu estava lá. Acompanhada da Tenente Etiene, na pista de cordas e depois na pista de pentatlo militar tentei fazer o que considero o treino mais desafiador de toda minha vida. Após 15 minutos de tentativas, me dei conta que o que esses soldados fazem é para guerreiros mesmo.

Depois de sentir um pouco na pele o que esses heróis sentem todos os dias, era hora da Formatura! Tive o prazer de entregar as medalhas para os formandos juntamente ao Coronel e, em seguida, ainda tive a oportunidade de dividir um grande sonho que realizei há alguns anos atrás com esses homens de honra e de garra:  a minha aventura no Everest serviu para trocarmos experiências incríveis!

Karina Oliani - 11º Batalhão de Infantaria de Montanha

Eles gostaram muito das histórias da conquista da montanha mais alta do mundo e acho que terei companheiros na minha próxima expedição… hehe

No final, depois de tantas alegrias e de uma visita curta mas intensa, ainda fui presenteada com o Certificado Regimento Tiradentes e o troféu, que só os soldados que passam no curso recebem… QUE HONRA ENORME! Não tinha palavras pra explicar o tamanho da gratidão que senti nesse momento… O reconhecimento de pessoas tão fortes, disciplinadas e de valores inabaláveis é algo único na vida. Um presente inesquecível!

Karina Oliani

Voltei de viagem energizada, por me sentir tão querida e ter sido tão bem recebida por esses guerreiros. É com muito orgulho que digo que me sinto parte dessa família de elite dos Guias de Montanha do 11º Batalhão de Infantaria de Combate em Montanha!

Karina Oliani - 11º Batalhão de Infantaria de Montanha

“Para frente e para o alto! Montanha!”

Agradecimentos:

Coronel G. Kanaan

11º Batalhão do Exército de Infantaria de Combate em Montanha

About the Author

By Karina / Administrator on nov 10, 2015

Comment (1)

  • Anderson fernandes

    Karina, foi uma grande honra tê-la entre nós, esperamos por vc aqui para gravar uma reportagem para seu programa. Uma grande abraço.

Leave a Reply