Missão Extrema: “O Sal da Terra”

A vida não é fácil no maior deserto de sal do mundo. O Salar do Uyuni na Bolívia fica a 3.600 metros acima do nível do mar, atinge temperaturas de até 15 graus negativos e possui uma radiação solar duas vezes maior da qual estamos acostumados.

Neste episódio, minha tarefa é extrair 100kg de sal por dia – a média do trabalho de um homem saudável para ganhar 26 pesos bolivianos, cerca de 3,76 dólares. O trabalho é duro, repetitivo, e ainda é dificultado pelas temperaturas congelantes e pela altitude. Tive que trabalhar arduamente o dia todo sustentada apenas por alguns pedaços de milho seco e água trazida do poço da comunidade.

Depois de escavar por horas a fio, é minha responsabilidade levar o sal de volta à comunidade, onde ele é refinado e embalado. O deserto de sal é também uma das maiores reservas de lítio do planeta, o que significa que a bateria do celular acaba rapidamente, me deixando sem bússola. Perder-se nesse imenso deserto é um risco real, já que recentemente uma família se perdeu e foi encontrada morta.

Minha função na atividade seguinte é cortar o sal em blocos que pesam aproximadamente 5kg cada para ajudar aos locais na construção de móveis para uma das casas. Aqui, foi necessário ter habilidade para cortá-los com rapidez e precisão pois qualquer descuido pode resultar em um dedo cortado.

Nesta missão, os maiores desafios foram: a exposição ao risco de queimaduras solares e cegueiras temporárias devido ao reflexo do sol no sal, os calos nos dedos e nas mãos devido ao trabalho manual, a dor nas costas devido ao esforço repetitivo do trabalho de escavação e a quantidade de peso levantado pela pá e a pouca água disponível e as longas horas de trabalho se tratando de um local seco resultando em desidratação. Para se ter uma noção, se a situação saísse do controle, fui orientada a recorrer a um tanque de oxigênio que estaria sempre à mão!!!

Definitivamente, fazer o Missão Extrema foi um enorme crescimento pessoal. Ter conhecido pessoas tão humildes e tão fortes só fez com que eu reafirmasse alguns dos meus principais valores! 😉

Reprises: Quarta, 27/06 às 18:00 | Quinta, 28/06 às 14:40 | Sábado, 30/06 às 10:30

Missão Extrema com Karina Oliani
“O Sal da Terra, dia 24/05 às 21:30h no Discovery”

 

About the Author

By Karina / Administrator on maio 27, 2015

Comment (1)

Leave a Reply