Magia no Céu!

Karina Oliani - Aurora Boreal Noruega

Uma das nossas “Viagens Inesquecíveis”: Noruega.

Já tinha lido e visto muitas fotos de lá mas sem dúvida essa viagem superou todas as expectativas. 🙂

O pais é fantástico, em varios quesitos: começando pelas paisagens naturais, os fiordes, as montanhas, a aurora boreal e terminando nas suas cidades lindas, charmosas, organizadas, extremamente limpas com pessoas hospitaleiras, de simpatia do tamanho da sua beleza.

No verão os dias chegam a ter 18 horas de sol, das 4 da manhã às 10 da noite com temperaturas amenas por volta dos 25 graus. No inverno, as luzes tornam o ceu mágico, colorido, espetacular… A Noruega tem um dos melhores lugares do planeta pra admirar a Aurora Boreal.

Karina Oliani - Aurora Boreal Noruega
“O melhor lugar do mundo para ver o melhor fenômeno da natureza!”

Eu e meu namorado, o fotógrafo Marcelo Rabelo, tinhamos um sonho em comum: ver as Nothern Lights ou “Luzes do Norte”. Mas ir atrás da aurora é como os velejadores vão atrás do vento ou os surfistas atrás das ondas… Requer experiência, conhecimento e muita persistência. Os caçadores de Aurora Boreal chegam a considerar isso uma arte! E depois de ter ido pra lá nós não discordamos…

São nas latitudes dos paralelos 70º que temos as maiores chances de ver essas luzes, tanto no hemisfério norte, quanto no hemisfério sul da Terra. Aliás, algo fascinante que aprendemos nessa viagem é o fato que a poeira solar que incide no centro da atmosfera do nosso planeta é refletida igualmente pros 2 polos, ou seja, a mesma aurora boreal que acontece no norte esté acontecendo também no sul da Terra.

Pegamos um voo de Oslo e pousamos muito próximo ao paralelo 70º N, na cidadezinha de Tromso. Estávamos no final do inverno norueguês: com as roupas certas o frio é suportável. Mas é fato que em noites de céu fechado nossas chances de presenciar as luzes do norte é quase zero! E quando chegamos lá foram 3 dias de muita neve e céu nublado. Nossas expectativas estavam tão frias quanto os termômetros da cidade e a previsão do tempo dizia que não ia mudar tão cedo.

Mas nós cruzamos o planeta para ver a Aurora. E como a persistência é a chave do negócio fomos atrás da única empresa que estava oferecendo saídas noturnas para observação do céu. Eles deixaram bem claro que nossas chances eram remotas, mas concordaram em nos levar já que mesmo assim havia dois malucos prontos às 23h da noite no ponto de ônibus pegando neve na cabeça e esperando pra ver a Aurora Boreal!!!

Foram horas na estrada pra tentar encontrar um pedacinho aberto no céu. Mas nada. O sono batia forte… E depois de horas rodando a Escandinávia, voltamos pra Tromso sem ver uma luz sequer!

Karina Oliani - Aurora Boreal Noruega
“Mesmo sem Aurora Boreal, o céu é da Noruega é lindo.”

No dia seguinte o pessoal do ônibus nos encontrou novamente querendo caçar a Aurora. Da maneira como nos olharam eles deviam estar pensando: “Que falta do que fazer esses dois!” Até porque ver as luzes para um norueguês é como ver o mar para nós brasileiros! Algo comum…

Novamente horas no ônibus, eu não aguentei e dormi. Depois de mais de 3h de estrada para atravessar a nevasca, avistamos ao longe uma estrela meio escondida em meio às nuvens. Isso era um indicativo que havia sim uma janela no céu. Já estávamos na fronteira da Noruega com a Finlândia. Caramba, rodamos muito mas nessa noite valeu a pena! Dentro do círculo polar nosso guia saiu do ônibus e disse: “Vamos esperar aqui, acho que podemos ver a Aurora”.Karina Oliani - Aurora Boreal Noruega

Seguindo mais alguns minutos naquela direção e descemos do ônibus. O frio era de cortar, literalmente… Meu relógio registrava – 23ºC e alguns minutos com o pescoço pra cima confesso que já tinha perdido a esperança e voltei para o ônibus pra me aquecer. Mas de repente surgiu uma luz no fim do túnel, ou melhor, um raio de luz muito sutil no céu. Nosso guia tirou uma foto do céu porque o que não temos certeza se é ou não a Aurora, as lentes com uma longa exposição confirmam. E ele confirmou “Temos Aurora!”,  era o início de um dos fenômenos mais emocionantes que nós já vimos!

Eu pulei pra fora do ônibus e olhei pro céu mas não vi nada. Levou alguns minutos pra que pudéssemos ver apenas com os olhos alguns raios verdes. Minha alegria era tamanha que nem o vento forte daquela noite e o frio intenso me faziam voltar pro ônibus. Ficamos horas olhando pro céu e o espetáculo foi aumentando, como se quisesse recompensar os poucos persistentes daquela noite congelante. Os tons e as cores começaram a alternar: verde, roxo, pink. Parece que a Aurora dança, como se ela tivesse vida e vontade própria. Esse foi sem dúvidas um dos espetáculos da natureza mais mágicos que já vimos.

Visite a Noruega!

Karina Oliani - Aurora Boreal Noruega

Karina Oliani - Aurora Boreal Noruega

 

Para maiores informações:

Site Visite Noruega

Facebook Visite Noruega

Instagram Visite Noruega

Twitter Visite Noruega

About the Author

By Karina / Administrator on jul 07, 2015

Comments (3)

  • Giovanni

    Bacana, gostei!

  • Realmente, Karina, o lugar é maravilhoso. A aurora boreal deve ser algo incrível, imagino então um acampamento selvagem debaixo de um céu desses. Algo a se fazer antes de morrer, certeza. A Islândia é outro lugar que proporciona essa experiência. Ótimo blog. Vou acompanhar.
    Um abraço

  • Gustavo

    Fantástico, cá estou eu pesquisando sobre uma viajem para Noruega.

Leave a Reply