Heróis de tirar o fôlego!

Que os bombeiros são treinados para encarar incêndios e salvar pessoas nas mais diversas situações todos já sabem. Mas, o que ninguém sequer imagina é que existem em torno de 16 áreas de resgate diferentes com vários cursos de especialização: o de salvamento em montanhas ou em grandes alturas, o de guarda-vidas, o de produtos perigosos, o de mergulho de resgate… Este último inclusive se destaca nesse ano por estar comemorando seu 50º aniversário.

O curso para estes profissionais se tornarem mergulhadores autônomos (CMAUT) está longe de ser fácil! É uma das qualificações mais difíceis da corporação e também a mais concorrida. Não basta apenas estar em forma fisicamente, é necessário um preparo psicológico para lidar com as mais desagradáveis situações, dentre elas, vítimas fatais.

Além de correrem riscos para proteger uma vida em grandes enchentes, alto mar, rios, lagos barrentos; na capacitação, eles ainda aprendem a dar o melhor de si resgatando veículos submersos e corpos. “Realmente é um curso severo, pois cobra muito de seus alunos”, declarou o Major Pavão, responsável pelo curso no bairro do Cambuci em São Paulo.

Karina Oliani - Formatura Bombeiros
“Formatura Curso de Resgate de scuba do Corpo de Bombeiros”

Após intensas sete semanas treinando em tanques de mergulho, testando sua resistência na câmara de compreensão e realizando provas práticas com teste de pânico, estes alunos estão prontos para se formarem. E é aí que eu entro na história…

Tive a grande honra de ser convidada para ser madrinha destes futuros profissionais da elite do resgate de scuba aqui de São Paulo. Quase 20 alunos iniciaram o curso e somente 10 conseguiram chegar até o fim. A certificação e a entrega das medalhas aconteceram embaixo d’água!

Karina Oliani - Formatura Bombeiros
“Bora pra água pessoal!!!”

Por ser médica especializada em resgate em áreas remotas sei do esforço, da garra e do comprometimento que essas pessoas precisaram ter para conseguir seus diplomas e me sinto cada vez mais protegida por ter esses anjos fardados por perto, caso um dia precise.

Karina Oliani - Formatura Bombeiros
“Obrigada pela homenagem Mergulhadores! O prazer foi todo meu!”

Para terminar, nada melhor que o lema desses verdadeiros heróis:

“O impossível se faz na hora, os milagres vêm depois.”

 

Agradecimentos:

CORPO DE BOMBEIROS DO CAMBUCI

MAJOR PAVÃO

MITSUBISH MOTORS

About the Author

By Karina / Administrator on mar 27, 2015

No Comments

Leave a Reply