Branded Content é a expressão do conteúdo de marca, sendo ele exclusivo para contar uma história para o seu público de forma natural gerando valor e engajamento com as pessoas interessadas. Com a mudança de cenário para o mundo digital, isso se torna ainda mais relevante.

O mercado atual e o Branded Content (conteúdo de marca)

A forma com que uma marca conta a sua história e se relaciona com seus consumidores, tem influência direta em sua percepção e no seu posicionamento de mercado. Contar histórias emocionantes para determinada audiência hoje, vai muito além de ter lindas imagens, uma ótima trilha e locução. Envolve pertinência de temas relevantes, personagens e formas de narrativa sobretudo verdadeiras.

Marcas querem estabelecer uma ligação que seja forte, duradoura, única e memorável com seus clientes. A publicidade convencional – anúncios e filmes de 30″ para TV –, há muito vêm perdendo espaço em credibilidade e interesse do público. O ambiente digital inaugurou uma nova era na comunicação marca-consumidor, e esta passa pelo storytelling.

Departamentos de marketing têm trabalhado em parceria junto a agências criativas e produtoras de geração de conteúdo (branded content) para desenvolverem narrativas que sejam envolventes e pertinentes para o universo de determinada marca. É a “história” que se conta e ainda, a forma como a marca é envolvida nesse enredo que emociona e traz um maior engajamento do público-alvo.

O consumidor busca experiências sensoriais de consumo e isso vai muito além dos atributos físicos do produto, como materiais, tecnologia ou design. As pessoas querem marcas com as quais elas possam se relacionar de forma positiva, marcas pelas quais elas consigam ter empatia. Seja por um propósito maior de cuidar de sua comunidade, seja pelo respeito às suas origens, ou ainda causas ecológicas. As marcas hoje têm que entregar muito mais que seu produto, têm que entregar responsabilidade e ética.

Fazer a ponte entre os objetivos da marca, determinados pelas diretrizes de marketing da empresa e as agências criativas, é o papel das agências geradoras de conteúdo. Profissionais que mantenham intacta a essência da marca e ainda consigam ampliá-la dentro da construção de uma narrativa pertinente e emocionante para seu público-alvo.

A Pitaya Filmes têm competência para estruturar um roteiro que seja eficiente para diferentes interlocutores. Busca ideias e soluções para valorização da marca, alinhadas com o pensamento estratégico da empresa mantendo o foco na relação mensagem, meio e audiência.

Andrei Polessi Head of Branded Content da Pitaya Filmes

Andrei Polessi é diretor de arte, fotógrafo, escritor e Head of Branded Content da Pitaya Filmes . Ele tem bacharelado em comunicação e outras especializações na UC Berkeley Extension e na Academy of Art University, em San Francisco, Califórnia. Com 25 anos de experiência em publicidade e desenho gráfico, esteve envolvido em centenas de projetos de publicação de livros, jornais e revistas, superando a marca de 400. Desenvolveu projetos de branding – desde identidade visual, embalagens, campanhas e filmes –, para empresas como Johnson & Johnson, TRW, Bosch, Avery Dennison, Atilatte, Iochpe-Maxion, entre outras. Hoje, ajuda a marcas a criarem conteúdo valioso e pertinente para seu público. É colaborador de várias revistas e portais, como Go Outside, The Traveller e Extremos. Viajante apaixonado por destinos menos convencionais, ele sempre usou a fotografia como linguagem para criar relatórios visuais de suas experiências em todo o mundo. Co-fundador e agora presidente do Dharma Institute , uma ONG que promove ajuda humanitária em todo o mundo, com trabalhos permanentes no Nepal, Índia, Tanzânia, Venezuela e Brasil.

Andrei Polessi is an art director, photographer, writer and Head of Branded Content at Pitaya Filmes . He has a BA in communication, and further specialisations from the UC Berkeley Extension and from the Academy of Art University in San Francisco, California. With 25 years of experience in advertising and graphic design, he has been involved in hundreds of publishing projects for books, newspapers and magazines, surpassing the 400 mark. Developed branding projects – from visual ID, packaging, campaigns and films –, for companies like Johnson&Johnson, TRW, Bosch, Avery Dennison, Atilatte, Iochpe-Maxion, among others. Today, helps brands create valuable and pertinent content to their audience. He is a contributor to several magazines and websites, such as Go Outside Magazine, The Traveller and Extremos. Passionate traveler of less conventional destinations, he has always used photography as a language to create visual reports of his experiences around the world. Co-founder and now president of Dharma Institute , a NGO that promotes humanitarian aid around the globe, with permanent works in Nepal, India, Tanzania, Venezuela and Brazil.