Aventuras Urbanas – 3º episódio

Sou médica, e como toda cientista, apaixonada pelos mistérios do universo!

Desde pequena sempre me interessei por temas espaciais e de astronomia. Por issKarina Oliani - Gravidade Zero - Esporte Espetacularo, já participei de Congressos Internacionais de Medicina Espacial na NASA e tenho em meu currículo a especialidade de Medicina Aeroespacial.

Inclusive, um dos meus professores dessa modalidade, o renomado astronauta e também médico Michael Barratt, que já esteve duas vezes no espaço, foi um dos meus maiores incentivadores para realizar este grande sonho de experimentar a mágica sensação de viver sem gravidade, mesmo que por alguns minutos.

Para isso, fui até a cidade de Bordeaux na França, onde encontrei o astronauta francês da Agência Espacial Europeia (ESA) e também fundador da empresa Air Zero G, Jean-François Clervoy. É ele quem proporciona para quem estiver disposto, o “gostinho do espaço”.

Karina Oliani - Gravidade Zero - Esporte Espetacular

Após responder alguns questionários e comprovar um bom estado de saúde, tive uma aula sobre como me comportar durante um voo sub-orbital.

Meu maior receio era passar mal e vomitar durante o voo. O Michael já havia me alertado que mais da metade das pessoas que experimentam a ausência total da gravidade pela primeira vez têm dificuldades de adaptação. Para não enjoar, tomei medicações anti-náusea fortes duas horas antes do voo.

Ao criar a Air Zero G, Jean François Clervoy não só queria testar os efeitos da microgravidade possibilitando experimentos científicos de todas as naturezas, mas também proporcionar a pessoas comuns uma sensação única e surreal que poderia ser lembrada por toda vida.

Karina Oliani - Gravidade Zero - Esporte Espetacular

E com certeza este voo ficou marcado para sempre na minha! Ele consegue neutralizar toda a aceleração da gravidade por alguns segundos. A percepção é de estar flutuando livre no espaço… É fascinante!!! Experiência única que só seria possível vivenciá-la em voos espaciais.

Karina Oliani - Gravidade Zero - Esporte Espetacular

Confiram a aventura completa, neste domingo 22/11 no Esporte Espetacular!

About the Author

By Karina / Administrator on nov 19, 2015

Comment (1)

  • Jaqueline Lima.

    Olá,

    Adorei a reportagem, imagino que a sensação tenha sido maravilhosa!Qual a musica que toca no final da reportagem?

    Bjus

Leave a Reply