Aventuras Urbanas – 2º episódio

Eu AMO escalar! Mas sempre escalei montanhas: em rocha ou gelo.Karina Oliani - Escalada na Torre de Brasília

No 2º episódio resolvi testar meus limites escalando uma estrutura urbana que fosse desafiadora e bem alta. Por isso escolhi a Torre de TV de Brasília.

Construída em 1967 é considerada uma das maiores do país com 218 metros de altura escalável. Projetada por Lúcio Costa, a Torre de TV analógica de Brasília é um dos poucos edifícios importantes da região que não foi criação de Oscar Niemeyer.  Há quem diga que a Torre de Brasília foi inspirada na Torre Eiffel de Paris. Já em algumas pesquisas a torre fica entre as mais altas da América Latina!

Só que nunca ninguém havia escalado ela antes…

Na verdade, já haviam saltado de lá ou até mesmo praticado rapel, mas subir escalando seria a primeira vez na história!

 

E isso tem um lado atraente: o desafio aumenta. Só que por outro lado, eu acabava sem nenhuma referência sobre a logística e o que encontraria lá em cima. A decisão de “por onde começar a escalada” foi uma das coisas mais difíceis porque a torre é justamente feita pras antenas de TV. Essas antenas são muito frágeis, e qualquer dano a elas pode acabar com a transmissão de uma emissora!!!

Além de utilizar minha força, também tive toda uma técnica para não me queimar nas antenas, que podem chegar a temperaturas altíssimas! Era mais um motivo pra não me aproximar muito.

Karina Oliani

Para equipe de cinegrafistas também não foi nada fácil. Por conta da alta emissão de radiação, as câmeras diversas vezes pararam de funcionar e a interferência no áudio foi enorme…

Mas emocionante mesmo foi a parte da ascensão. Quando já estava lá em cima me dei conta da altura e da vista incrível de Brasília. Um cenário realmente priveligiado, que pouquíssimas pessoas tiveram até hoje.

Karina Oliani - Escalada na Torre de Brasília

Por isso, não percam o único episódio desta primeira temporada do Aventuras Urbanas que foi gravado no Brasil. É domingo, 25/10 no Esporte Espetacular. Vejo vocês nas alturas!!!

 

Agradecimentos:

Visite Brasília

Secretaria de Turismo de Brasília

Onde se hospedar: Base Concept Hotel

Onde comer: SOHO Restaurante

About the Author

By Karina / Administrator on out 23, 2015

No Comments

Leave a Reply