Águas Selvagens – África do Sul

Águas Selvagens - África do Sul - Karina Oliani

Minha paixão pela água começou desde cedo. Sempre fui daquelas crianças difíceis de sair do mar. Com 7 anos eu já ia surfar com uma prancha maior que eu. Aos 12 fiz meu primeiro curso de mergulho autônomo. Mais tarde, me profissionalizei e comecei a trabalhar como divemaster e depois instrutora em uma escola de mergulho. Uma coisa que poucas pessoas sabem a meu respeito é que antes de decidir estudar medicina eu queria mesmo era ser bióloga marinha.

Sempre digo que se tem um lugar no mundo onde me sinto em casa é no mar! E saber que em apenas 100 anos não teremos mais nem 50% das espécies nos oceanos é assustador e MUITO triste!!! Por isso, com “Águas Selvagens” quero que as pessoas aprendam mais sobre os oceanos para poderem amá-los e preservá-los enquanto ainda há tempo…

África Selvagem: Em buscKarina Oliania da corrida das sardinhas

É comum associarmos a África com seus incríveis safaris onde é possível encontrar animais selvagens como leões, elefantes, búfalos africanos, leopardos, rinocerontes… Mas o que eu fui fazer neste país estava muito além da savana africana. Dessa vez eu e os “Rodrigos” partimos para a aventura mais incerta de nossas vidas: participar da corrida das sardinhas.

A maior migração do planeta (em número de indivíduos) é a corrida das sardinhas. Uma verdadeira festa no meio do oceano, essa enorme biomassa de peixes atrai focas, tubarões, baleias, aves e golfinhos famintos. Podendo chegar a até 15 km de extensão por 4 km de largura. Esse fenômeno é tão impressionante que pode até ser observado por astronautas no espaço!

Safari no fundo do mar

Dias antes de embarcarmos para nossa produção, o mundo inteiro se Águas Selvagens - África do Sul - Karina Olianiimpressionou com o ataque de tubarão que o surfista Mick Fanning sofreu na etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul. E era justamente para lá que nós estavámos indo…

Só que pra gente, isso não era um problema! Nós queríamos encontrar tubarões, baleias, golfinhos… E enquanto “caçávamos” a corrida das sardinhas, tivemos a oportunidade de mergulhar com centenas de tubarões de diversas espécies. Em um mar tempestuoso nas correntes marítimas mais frias da África do Sul, eu e minha equipe conseguimos provar que esses animais não são tão perigosos como pensamos.

É claro que o risco existe, não dá para controlar a natureza. Por isso precisamos ter um respeito enorme por esses predadores e pelo seu habitat.

 

Confira a expedição mais selvagem da série nesta sexta, 5/02 às 22:30h no Canal Off.

http://canaloff.globo.com/programas/aguas-selvagens/videos/4778311.html

 

Horários alternativos: 6/02 às 14:30, 7/02 às 12:00, 9/02 às 09:00, 10/02 às 03:00, 10/02 às 13:30, 10/02 às 18:30, 12/02 às 04:30.

Águas Selvagens - África do Sul - Karina Oliani

Agradecimentos:

Tourism KwaZulu-Natal (http://www.zulu.org.za/)

South African Tourism (http://www.southafrica.net/za/en/landing/visitor-home)

Crystal Divers (http://www.crystal-divers.co.za/)

TI Comunicações (http://www.ticomunicacoes.com/)

South African Airways (http://www.flysaa.com/)

About the Author

By Karina / Administrator on fev 05, 2016

No Comments

Leave a Reply